top of page
Material cirúrgico

Procedimentos 
cirúrgicos

MAMAS

Mamoplastia

A mamoplastia é toda e qualquer cirurgia plástica que modifica o formato e aparência dos seios, tornando-os maiores, menores ou mais levantados. Sendo assim, ainda é a técnica mais indicada para quem quer que as mamas fiquem proporcionais e harmônicas com o restante do corpo. A popularidade deste tipo de procedimento é tanta que, segundo levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), as cirurgias de mama, junto a lipoaspiração e a abdominoplastia, figuram entre os principais procedimentos estéticos realizados nos consultórios de cirurgia plástica. Porém, as diversas nomenclaturas existentes para estes procedimentos que alteram a aparência dos seios podem causar confusão na hora de falar para seu cirurgião plástico o que você quer fazer.

Os resultados são visíveis logo após o procedimento e os cuidados pré e pós-operatórios devem ser seguidos conforme orientação médica. 

 

Antes da cirurgia é importante que seja realizado todos os exames laboratoriais solicitados pelo médico, além da interrupção do uso de cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas na semana anterior à cirurgia. É necessário realizar o jejum de sólidos e líquidos nas oito horas que precedem a mamoplastia. Já no período pós-operatório, que dura em média um mês, é fundamental dormir de barriga para cima, utilizando um sutiã especial de sustentação para suportar os seios, além de evitar a realização de exercícios físicos, esforço ou muitos movimentos com os braços. 

 

É importante ressaltar, ainda, que qualquer um dos procedimentos de mamoplastia deve ser realizado, apenas, após os 18 anos, quando o desenvolvimento das mamas já está completo, e que antes de tomar a decisão final, é fundamental conversar com o cirurgião plástico. Apenas ele poderá fazer uma avaliação completa de seus seios e corpo, indicando o melhor procedimento para cada caso.

Mamoplastia de Aumento

Indicada para pacientes que possuem hipoplasia mamária, ou seja, quando as mamas são muito pequenas e o volume dos seios encontra-se significativamente reduzido. Ou que sofreram com a diminuição das mamas devido a fatores como gravidez, envelhecimento, amamentação, mastectomia ou emagrecimento. Esta técnica consiste no implante de uma prótese de silicone, por cima ou por baixo do músculo peitoral, para conferir volume às mamas, sendo colocada através de uma incisão que pode ser feita nas axilas, ao redor da aréola ou embaixo dos seios. A colocação da prótese pode ser associada a retirada de pele e remodelagem da glândula em caso de flacidez, que chamamos de mastopexia. O tamanho da prótese varia de acordo com o caso e deve ser escolhido em uma conversa entre o cirurgião e paciente, levando em consideração fatores como o corpo, o tamanho do tórax e a estatura. Existem formas de prótese que podem ser escolhidas de acordo com a proporcionalidade e desejo do paciente.

Mamoplastia Redutora

Ideal para mulheres que possuem seios volumosos, desproporcionais e que causam dores nas costas devido ao tamanho. A mamoplastia redutora visa remover o excesso de glândulas mamárias, gordura e pele da região para que as mamas fiquem proporcionais ao restante do corpo. As incisões para o procedimento podem ser feitas em volta da aréola dos seios ou em formato de T invertido, iniciando-se ao redor da aréola e continuando por uma linha vertical até a base do seio e outra horizontal no sulco mamário. Já o tamanho, o formato e a visibilidade das cicatrizes após o procedimento vão variar de acordo com o caso e o tamanho da mama.

Ginecomastia | Correção

A ginecomastia é o aumento do volume mamário no homem. A cirurgia tem como objetivo corrigir o aumento da região mamária, que pode ser de origem gordurosa, glandular ou mista.

O excesso de tecido que traz um aspecto feminino é removido de forma cirúrgica por uma incisão areolar ou trans-areolar. A ginecomastia, frequentemente, é seguida de consequências como traumas psicológicos.

Mastopexia

 

Também conhecida por lifting de mama, a mastopexia é o procedimento utilizado para corrigir a flacidez das mamas, que surge naturalmente com o processo de envelhecimento, após amamentação ou perda de peso. Ela é realizada através da remoção do excesso de pele da região, além do reposicionamento da aréola e do implante mamário, com as incisões e cicatrizes da mesma forma que a mamoplastia redutora faz. Esta técnica, também, pode ser combinada ao implante de silicone para dar volume aos seios, sendo denominada de mastopexia com inclusão de prótese mamária.

Mastectomia Transsexual 

A Mastectomia Transexual é a cirurgia de retirada das mamas femininas. Muitos homens transgêneros buscam adequar seu corpo à forma com o qual se reconhecem e, a mastectomia transsexual, também conhecida por toracoplastia ou mamoplastia masculinizante, incide na retirada das glândulas mamárias e o reposicionamento dos mamilos.

Após a cirurgia, além de todos os cuidados recomendados pelo médico, o paciente tem que usar uma malha compressiva no tórax por 30 dias. 

bottom of page