Procedimentos
cirúrgicos
ABDOMEN
Abdominoplastia
A abdominoplastia é a cirurgia que corrige deformidades obtidas na parede abdominal como o excesso de pele e a separação dos músculos reto abdominais.
Ela objetiva a retirada do excesso de gordura e pele que fica localizada na região do abdômen, reposicionando a musculatura na posição que estava anteriormente, sendo sua realização motivada, geralmente, por fatores como: a variação de peso e volume do abdômen que pode ocorrer após a gestação, por exemplo.
A cirurgia é feita a partir de um corte em forma de semicírculo logo acima dos pelos púbicos, com tamanho suficiente para permitir a retirada da pele e gordura excedentes. Em seguida é realizada a sutura da musculatura na linha central, e por fim, é realizada a retirada de excessos dos tecidos.
Lipoaspiração
A Lipoaspiração é um recurso para retirar o acúmulo de gordura, resistentes às dietas e às atividades físicas.
O procedimento faz com que a gordura seja aspirada através de uma cânula. A intervenção pode ser maior ou menor, dependendo da quantidade de gordura a ser retirada, variando o tempo cirúrgico, a anestesia e o porte da cirurgia.
O pré-operatório é o mesmo de qualquer tipo de cirurgia, incluindo avaliação cardiológica, exames laboratoriais e a interrupção do uso de medicamentos anticoagulantes, tabaco e anticoncepcionais hormonais.
O pós-operatório varia conforme o porte do procedimento, mas, geralmente, as recomendações são a realização de drenagens linfáticas e ultrassons para reduzir o inchaço. O uso de malha compressiva, além de evitar fazer exercícios ou esforço físico, fazem parte da recuperação.
Lipoescultura
A Lipoescultura busca a melhora do contorno corporal, com um procedimento onde, após a lipoaspiração, a gordura é enxertada novamente no corpo para dar volume a outras áreas, como nos glúteos ou em rugas e vincos da face, sendo que parte dessa gordura é absorvida pelo organismo após certo tempo.